Voltar

O VELHO CHEROKEE

Postado por: Igor Franco - Magic Coffee Owner

Uma noite, um velho índio cherokee contou ao seu neto sobre uma luta que estava a acontecer dentro dele. Ele disse: “Meu filho, esta luta é entre dois lobos. Um é mau: raiva, inveja, ganância, medo, arrogância, desespero, autopiedade, mentira, sentimento de inferioridade, culpa, orgulho e ego. O outro é bom: alegria, coragem, paz, autodeterminação, serenidade, humildade, bondade, empatia, verdade, compaixão e fé”. O neto, ouvindo tudo atentamente, então perguntou ao avô: “Qual dos dois lobos vence?” O velho cherokee respondeu simplesmente: “Aquele que eu alimento”.


Por sua própria natureza, o ser humano é plural. Somos capazes de sentir todos os sentimentos citados na história do velho índio cherokee. A mente humana é tão fantástica e ilimitada que pode processar todos os sentimentos até mesmo em um único dia. Quem não flutuou entre a alegria e a tristeza, o ódio e amor, a paz e a ansiedade?


Querer recusar o “sentir” é uma tarefa impossível. Sentimentos são atividades mentais que simplesmente nos arrebatam. Eles desaparecem com a mesma facilidade com que surgiram. Cabe a nós atribuir significado a cada emoção, aceitar as consequências e determinar que tipo de reação se mostra adequada para  cada tipo de  situação.


A forma como reagimos aos nossos  sentimentos é o que vai ditar  as respostas que daremos aos nossos conflitos. Se cabe a nós processar os sentimentos e emoções e atribuir significado a eles, que cabe somente a nós escolher quais tipos de pensamentos iremos reter em nosso subconsciente. 


O apego a sentimentos negativos causa desordem física e psíquica e isso acaba se refletindo no exterior, através de nossos atos e na forma como nos comportamos nas nossas relações. A armazenagem de pensamentos positivos é uma escolha. Se por um lado não podemos impedir que o sentimento de raiva nos  arrebate, podemos  escolher não permanecer com ele. É possível  decidir não mantê-lo no subconsciente. Com isso, vamos criando uma verdadeira reprogramação mental. 


Você pode se programar para não ser uma pessoa raivosa, triste, infeliz, vazia. Pode não ser fácil, mas é simples. Escolher os pensamentos, sentimentos e emoções que retemos são a chave para transformar nossos atos e comportamentos. O hábito de focar a mente em sentimentos construtivos aos poucos irá se exteriorizar através de qualquer meio prático de realização. Conforme T. Har Eker “pensamentos conduzem a sentimentos, sentimentos conduzem a ações, ações conduzem a resultados”.


O grande mestre da ciência da realização pessoal Napoleon Hill denomina essa habilidade como “princípio da autossugestão”, por meio do qual o ser humano é capaz de mudar seu comportamento, hábitos e atitudes de acordo com o tipo de pensamento que escolhe reter em seu subconsciente. 


Selecionamos pra você um trecho do livro “A Lei do Triunfo” trazendo a fórmula da confiança elaborada por Napoleon Hill. Ele recomenda a leitura dessa fórmula todos os dias, fazendo com que, pelo princípio da autossugestão, consigamos impactar o nosso subconsciente e pouco a pouco gerar os reflexos que desejamos em nossas vidas:


1. Sei que possui a habilidade necessária para realizar o meu objetivo definido e, portanto, exijo de mim mesmo uma ação persistente, agressiva e contínua para a realização desse objetivo.


2. Compreendo que os pensamentos dominantes no meu espirito chegarão a produzir-se em atividade física e pouco a pouso se transformarão em realidade; por isso, concentrarei a minha mente, durante 30 minutos, diariamente, na missão de pensar sobre a espécie de pessoa que eu desejo ser, criando assim um retrato mental que será depois transformado na realidade por meio da prática.


3. Sei que por meio do princípio da autossugestão qualquer desejo que conserve com persistência no pensamento encontrará, oportunamente, uma expressão através de qualquer meio prático de realização; ....


Nós da Magic Coffee acreditamos no potencial ilimitado da mente humana e na capacidade fantástica do ser humano de se superar e evoluir constantemente. Nosso propósito e nossa cultura organizacional está absolutamente alinhada com esse princípio. Alimentamos em nosso subconsciente coletivo a necessidade de melhorar cada dia um pouco. Por isso, é tão importante para nós transcender a mera relação de consumo. Sua experiência conosco não termina com a compra, é apenas o início!.


E você, qual lobo está alimentando? 


Igor Franco - Magic Coffee Founder